Sabedoria X Conhecimento X Informação X Dados

Piramide-conhecimento

Há uma certa confusão sobre a diferença entre dado, informação, conhecimento e sabedoria.

dado é um pingo de chuva. Você está andando e sente um pingo, um segundo pingo, um terceiro pingo. Aquilo não significa que é uma chuva, pode ser um ar condicionado, pingando num dia de calor. No momento em que você olha para o céu e repara que existem nuvens e que começa ver os primeiros raios e sentir mais pingos, complementa aquele conjunto de dados e chega a uma informação: vai chover! 

O conhecimento é quando você percebe que com a chuva você vai se molhar, e se você se molhar não vai poder chegar ao trabalho todo molhado, podendo até ficar resfriado.

sabedoria é o que vai fazer com tudo isso. Se você vai continuar andando desesperadamente no meio da chuva e se molhar todo, ou vai se preservar numa marquise e deixar a chuva passar.

A harmonia entre o dado, a informação, o conhecimento e a sabedoria poderíamos resumir que é a arte de viver.
E isso funciona tanto para cada pessoa, para cada grupo, para cada empresa e para cada país.

Para uma definição mais detalhada de cada palavra, separamos algumas definições de autores famosos, para que ficasse claro.
Em resumo:

Dados: Segundo LE COADIC (2004) dados são uma representação composta de informação codificada de uma forma a permitir colocá-las sob processamento eletrônico. Já para TURBAN (2003) os dados são nada mais que a matéria prima da informação. Os dados sao descrições de coisas, eventos e atividades os quais sozinhos não conseguem se unir e representar algum significado. Já Souza(2006) diz que os dados são uma sequência de símbolos codificados de tal forma a permitir sua manipulação pelo computador.

– De acordo com as 3 opiniões citadas acima, nós podemos resumir dados como sendo a matéria prima da informação a qual deve ser representada de forma a permitir sua manipulação pelo computador.

Informação: De acordo com ZEMAN (1970) o termo informação se resume na idéia de dar forma e representar uma idéia. Para ele informação são dados contextualizados para algum propósito. Já para SHANNON informação é algo recebido por um receptor de um transmissor em um processo de comunicação. Igualmente DAVENPORT & PRUSAK concordam com SHANNON no que diz respeito a informação ser resultado da comunicação entre um transmissor e um receptor .

– Desta forma podemos resumir informação como sendo algo que dá forma a uma determinada idéia e surge como resultado da comunicação entre um receptor e um transmissor.

Conhecimento: Para MIZZARO conhecimento é a forma como uma pessoa reconhece o mundo a sua volta. REZENDE por sua vez, resume conhecimento como a habilidade de criar um modelo mental que descreva os objetos que estão ao redor do homem. Já para BURKE, conhecimento é o que foi processado pela mente. Para ele existem vários tipos de conhecimento.

– Seguindo os conceitos apresentados acima sobre conhecimento, concluímos que ele nada mais é que uma habilidade de cada um de nós em representar os objetos que estão a nossa volta (o mundo em nossa volta).

Sabedoria: pode ser vista como uma extensão do conceito de conhecimento. Na verdade, ela é o conhecimento acrescido de ética e valores.

Texto retirado dos blogs:

http://nepo.com.br

http://biblionline-edu.blogspot.com.br

por grupofmu

2 comentários em “Sabedoria X Conhecimento X Informação X Dados

  1. Eu poderia ir muito mais além da sabedoria então de um outro ponto de vista: A partir do momento, em que eu construisse em mim mesmo, o saber com ajuda do outro, para criar o guarda-chuva, nesse caso, eu seria um ser progressivo e não aquele indivíduo estático, que fica aguardando de baixo da marquise a chuva ou a banda
    passar. Dessa forma “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

Deixe um comentário